O Sambódromo é dividido em 13 setores.

O valor dos ingressos de cada setor depende do posicionamento e da vista para a Avenida. Os setores ímpares de um lado e os pares do outro. Os números aumentam em direção ao final da Avenida. Todos os setores consistem de arquibancadas, frisas e camarotes.

As frisas se encontram à frente das arquibancadas, tendo sua fila A, mais próxima da pista de desfiles do Sambódromo.

Os camarotes estão localizados entre os setores, e também acima das frisas, logo atrás da fila D, proporcionando uma excelente vista da área de desfile. Você pode comprar ingressos para qualquer setor. Levando-se em consideração a relação custo-benefício, os setores localizados do meio para o final do desfile são os mais privilegiados em termos de visão do espetáculo, o que os torna mais caros. O acréscimo no preço é indiscutivelmente compensado pelo espetáculo diante de seus olhos.

Somente as arquibancadas dos setores 8 e 9, popularmente conhecido como Setores Turísticos ou Setor nobre, oferecem lugares numerados. Possuem excelentes vistas. Os preços dos ingressos para estes setores são mais elevados porque são mais organizados, e você terá seu lugar marcado por toda a noite, diferente das outras arquibancadas.

O Setor 1 tem somente arquibancada, e fica localizado na área de concentração onde as escolas de samba se aquecem e se organizam antes de seu início. Ingressos para esse setor não são comercializados, e sim dados pelas escolas para sua comunidade.

Setores 12 e 13 têm fileiras de cadeiras numeradas, oferecendo a quem compra conforto e a garantia do seu lugar marcado por toda a noite.